Preta Gil revelou que o "câncer voltou" em quatro locais diferentes do corpo: dois linfonodos, uma metástase que fica no peritônio e uma lesão no ureter. A cantora descobriu após fazer exames de rotina e já começou um novo tratamento.
"Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade. Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou", disse nas redes sociais.
Em 2023, Preta recebeu o diagnóstico da doença. Uma cirurgia para remoção do tumor foi realizada no dia 16 de agosto. Em dezembro, a artista anunciou o fim do tratamento depois de um procedimento para reconstrução de parte do trato intestinal.
"Fui fazer meus exames de rotina quando todos nós, eu, os médicos, família e amigos, fomos surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta comecei a quimioterapia", relatou Preta, que chegou a voltar aos palcos e, recentemente, lançou uma autobiografia, "Os Primeiros 50", no qual relembra sua história desde a infância e os bastidores do tratamento.