Apesar da enorme torcida - e, principalmente, o merecimento -, Vinícius Jr não foi nomeado como o melhor jogador do mundo. Na verdade, sequer compareceu à cerimônia realizada nessa última segunda-feira (28), em Paris, na França. O prêmio, que é entregue pela revista France Football, ficou para o jogador espanhol, Rodri, do Manchester City, enquanto o brasileiro ficou em segundo lugar. Em resposta, diversas celebridades foram às redes sociais para defender o atacante da Seleção Brasileira, com nomes de peso.
Ronaldo Fenômeno foi um dos primeiros a se pronunciar sobre o caso. Sem receio algum em denunciar o racismo da premiação, o bi-campeão do mundo pela Seleção Brasileira trocou sua imagem de perfil no Instagram pela frase "Não ao racismo". Além disso, declarou:
"Nos momentos bons e nos difíceis, o Fenômeno sempre estará ao lado do Vini, acreditando no potencial e no impacto que ele representa para o futebol e para o Brasil. A caminhada continua, e estamos juntos nessa".
Reprodução: Instagram
Luciano Hulk também não ficou de fora ao publicar um vídeo discursando sobre todo o talento e capacidade de Vini Jr e a injustiça que foi feita.
"Hoje, o Brasil inteiro estava esperando o dia que a gente novamente ia falar: 'Nós temos o melhor jogador do mundo!'. A bola de ouro injustamente não veio, mas acho que a gente não precisa de nenhum prêmio pra dizer que a gente tem, sim, o melhor jogador do mundo. O que Vini Jr fez esse ano em campo era justo e merecido esse reconhecimento", começou.
"Acho que aos olhos de quem julga esse prêmio hoje, talvez você tenha que mostrar o dobro dos seus competidores para ter esse reconhecimento. Mas pra nós, brasileiros, não tem a menor dúvida por tudo que você tem mostrado nos últimos anos. O nosso talentoso menino de São Gonçalo é, sim, absolutamente, em letras garrafais, o melhor jogador do mundo", concluiu.
Já um dos mais conhecidos comentaristas esportivos, Casimiro Miguel, mostrou seu apoio publicando uma foto ao lado do ponta-esquerda.
"Todo mundo que convive contigo sabe que você é o melhor! O melhor jogador, o melhor filho, o melhor irmão, o melhor amigo e o melhor exemplo! Eles não querem ver o seu sorriso, mas vão ter que aturar. Te amo, Vini Jr!".
João Guilherme Silva, filho de Fausto Silva, é um grande fã do jogador e explicitou o quão absurdo foi o resultado e também o racismo exacerbado presente no país em que Jr joga.
"Vinícius Jr é, sim, o Bola de Ouro. É o melhor jogador dessa temporada, isso é indiscutível. [...] O Vini foi protagonista, sim, na campanha da Champions League pelo Real Madrid, que é o torneio mais difícil do mundo. Ele joga num país onde o racismo é exacerbado e a France Football, que tem uma história de muito sucesso, tá conseguindo jogar tudo fora com uma premiação dessas. É indiscutível o talento que ele entregou essa temporada como jogador de futebol".
Outra homenagem veio do ator, Bruno Gagliasso, que deixou muito claro que, mesmo não levando o prêmio, Vinícius venceu da mesma forma.
"Ele venceu porque incomodou essa gente ruim. Ele venceu porque ele fez esse sistema comprovar que ele está certo. Ele venceu porque a sua ausência é mais eloquente do que qualquer presença naquele evento. Ele venceu porque fez o mundo inteiro olhar para uma brutal tentativa de apagamento. Ele venceu porque seus companheiros abraçaram sua ideia. Ele venceu porque, mais uma vez, é o algoz dos racistas".