Com o auge da Inteligência Artificial (IA), muitos avanços e possibilidades de criação se tornaram reais. Entretanto, as consequências maléficas de seu mal uso tem reverberado em todas as esferas sociais. É o caso de Giovanna Antonelli, que foi mais uma vítima do uso indevido da ferramenta.
A coluna da Fábia Oliveira, do Metrópoles, descobriu com exclusividade que a atriz entrou na Justiça em junho deste ano pedindo uma indenização por danos morais e materiais contra cinco réus, após utilizarem sua imagem em uma IA sem permissão.
O caso ocorreu quando a imagem e o nome da artista foram usados para criar um vídeo falso com caráter comercial. Na produção, Antonelli afirma a eficácia de dois cosmésticos com intuitos "milagrosos".
Em resposta, Giovanna assegura que nunca fez uso desses produtos e, tampouco, sugeriu o uso. O vídeo foi considerado fraudulento, com o objetivo de enganar o público com falsas promessas.
Ela pediu uma liminar para que o link da propaganda seja tirado do ar, com o impedimento dos réus em utilizar sua imagem futuramente. Além disso, foi pedido 100 mil reais em indenização
Dia 26 de junho, a atriz teve uma vitória judicial ao ter uma medida liminar concedida pela juíza do caso.