Com o aumento no volume de compras virtuais impulsionado por datas como Black Friday, Natal e Ano Novo, os brasileiros estão mais expostos a fraudes digitais. Segundo a Febraban - Federação Brasileira de Bancos, 7 em cada 10 golpes online envolvem tentativas de phishing – tipo de ataque cibernético que visa a obter dados pessoais de usuários, como senhas e/ou número de cartões de crédito -, e durante a alta temporada de vendas, esses números disparam.
A PixtoPay, uma das maiores empresas de soluções financeiras digitais, com presença em 18 países, registra todos os dias diversas tentativas de golpes e fraude, uma vez que a empresa movimenta por mês mais de 40 milhões de transações provenientes das plataformas de seus mais de 600 clientes. Essa estatística reflete a urgência de alertar os consumidores e orientá-los sobre como se proteger.
“Os criminosos estão cada vez mais sofisticados, aproveitando a pressa e a confiança do consumidor em períodos como o fim de ano. Nosso objetivo é não apenas oferecer soluções seguras, mas também educar as pessoas para que estejam mais atentas e protegidas”, destaca Daniel Menegasso, CTO
Como se proteger:
O varejo brasileiro deve movimentar R$ 69,7 bilhões neste Natal, crescimento de 1,3% em relação ao ano passado, já descontada a inflação, de acordo com previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) preveem que o final do ano vai movimentar mais de 132 milhões de consumidores, sendo que uma boa parte vai comprar no ambiente digital.
De acordo com a PixtoPay, os crimes digitais seguem um padrão preocupante, como as falsas lojas virtuais, que atraem consumidores com preços baixos, mas não entregam os produtos, e os golpes com programas sociais, onde criminosos enviam mensagens fraudulentas simulando benefícios governamentais, nesta época. Mas o arrojo dos criminosos pode ir além, conforme ressalta Menegasso. Eles podem elaborar promoções falsas, com preços atraentes, forjar vales-presentes, ou mesmo fazer notificações de entregas fraudulentas.
A PixtoPay recomenda algumas práticas essenciais para se proteger:
"Segurança nas compras online vai além de boas práticas; trata-se de estar sempre vigilante. Nenhuma instituição confiável solicita dados sensíveis por telefone, WhatsApp ou SMS. O brasileiro precisa ser mais crítico ao receber mensagens ou ofertas tentadoras", reforça Menegasso. A PixtoPay
Sobre a PIXTOPAY
A PIXTOPAY é uma das mais importantes empresas de soluções de pagamento digital no Brasil, com atuação em 18 países das Américas, Europa e África. A empresa conta com uma equipe experiente para avaliação de documentação e compliance de seus merchants, sendo um dos principais operadores de PIX do Brasil em termos de volume de transações. Para mais informações sobre segurança digital ou as soluções da PixtoPay, acesse: www.pixtopay.com.