Morre Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal

Responsável por transformar rodas de samba em movimento cultural, Bira ajudou a mudar a história da música brasileira. Um dos pilares do samba se despede, deixando uma batucada eterna no coração do Brasil.

15/06/2025 às 10h00
Por: Redação SP
Compartilhe:
Morre Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal

Na manhã deste domingo (15), foi anunciada a morte de Bira Presidente, um dos fundadores do bloco Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal. Ele faleceu na noite de sábado (14), aos 88 anos. Bira estava em tratamento contra um câncer de próstata e também enfrentava o Alzheimer.

Além de ter fundado o Cacique de Ramos — considerado um dos blocos de carnaval e centros culturais mais importantes do Rio de Janeiro —, Bira foi percussionista, cantor e compositor.

Nascido em 23 de março de 1937, no Rio de Janeiro, Ubirajara Félix do Nascimento se consagrou como uma das grandes personalidades do samba no Brasil.

No início da década de 1960, Bira criou, junto com familiares e amigos, o bloco carnavalesco que viria a se tornar um dos maiores centros de resistência cultural do país.

Já no fim dos anos 1970, surgiu o grupo Fundo de Quintal, com Bira entre seus fundadores. O grupo inovou o samba de raiz ao incorporar instrumentos como tantã, repique de mão e banjo, criando uma nova sonoridade que marcaria gerações. Entre os sucessos eternizados estão: "O Show Tem Que Continuar", "A Amizade" e "Do Fundo do Nosso Quintal", entre outros.

Leia a nota completa:

"Hoje nos despedimos daquele que é o próprio Cacique

O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e o Grupo Fundo de Quintal informam, com profundo pesar, o falecimento de Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, ocorrido às 23h55 do sábado, 14 de junho de 2025, aos 88 anos, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca. Em decorrência de complicações relacionadas ao câncer de próstata e ao Alzheimer.

Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal, Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira.

Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba, o Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações.

Bira deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua. O velório e o sepultamento serão informados assim que confirmados pela família.

Cacique de Ramos

Fundo de Quintal"

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários