Oba!: “Por amor” vence primeira batalha do Globoplay Novelas

Se a voz do povo é a voz de Deus, quem sou eu para discordar de uma votação?

30/06/2025 às 19h03
Por: Flávio Melo
Compartilhe:
Foto: Divulgação / TV Globo
Foto: Divulgação / TV Globo

A primeira enquete do canal Globoplay Novelas — que recentemente substituiu o Viva na TV a cabo — trouxe uma disputa de peso com a "Batalha das Helenas". Os noveleiros de plantão tiveram a chance de escolher entre dois clássicos de Manoel Carlos: “Laços de família” e “Por amor”. De um lado, a mãe que engravida para salvar a filha com leucemia. Do outro, a que troca os bebês na maternidade e assume o neto morto como filho.

E já que o resultado foi divulgado, sem risco de interferência na escolha, posso dizer sem medo o quanto me alegra a volta de “Por amor”, que substituirá “Roque Santeiro” no próximo mês.

Como admirador das obras de Maneco, confesso: qualquer que fosse a vencedora, teríamos uma joia da nossa teledramaturgia ganhando mais uma reprise. Mas é “Por amor”, exibida originalmente entre 1997 e 1998, que mora no topo do meu pódio. Para mim, é ela a novela das novelas. E, por favor, que nunca se cogite um remake.

A seguir, cinco bons motivos para vê-la — ou revê-la — no Globoplay Novelas:

1) Regina Duarte e Gabriela Duarte
Entre todas as Helenas de Manoel Carlos, apenas Regina teve o privilégio de viver a personagem por três vezes. Aqui, sua filha na vida real é também sua filha na ficção, transbordando empatia e conexão em cena. A sequência em que Helena troca os bebês e assume a dor no lugar de Eduarda é tão intensa, que mais parece um documentário do que uma obra dramatúrgica.

2) As vilãs que a gente ama odiar
Para João Emanuel Carneiro, autor de “Avenida Brasil”, é a vilã que movimenta a história. É a grande locomotiva. E, aqui, temos uma das maiores do nosso acervo: Branca Letícia de Barros Mota, interpretada com maestria por Susana Vieira. No entanto, não só ela. Há ainda a inesquecível Laura, vivida por Vivianne Pasmanter. Ambas, que, até hoje, carregam fãs por suas atuações.

3) Mulheres em cena
"Por amor" é uma novela sobre mulheres — seus laços, dilemas e paixões. E o elenco feminino é, simplesmente, deslumbrante. Angela Vieira, Carolina Ferraz, Cassia Kis, Françoise Forton, Maria Zilda Bethlem e Vera Holtz vivem, no auge de suas carreiras, personagens intensas. É a celebração da mulher sob diferentes aspectos, costurada por um texto sensível e maduro.

4) O amor como centro de tudo
Nenhuma novela sobrevive sem seus romances — e em “Por amor” eles vêm em abundância. Helena e Atílio (Regina Duarte e Antonio Fagundes), Eduarda e Marcelo (Gabriela Duarte e Fabio Assunção), Milena e Fernando (Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis), marcaram época e, entre encontros e desencontros, ganharam a torcida do público.

5) Trilha sonora inesquecível
Uma boa trilha é capaz de eternizar inesquecíveis cenas. “Palpite” (Vanessa Rangel), “Só você” (Fábio Jr.), “Per amore” (Zizi Possi), “As long as you love me” (Backstreet Boys) e "So help me girl" (Gary Barlow) são apenas algumas das que embalaram os anos 1990 e nos levam direto para a sala de estar da época.

Por fim, “Por amor” estreia no dia 07/07, às 11h15, com reprises, merecidamente, ao longo da programação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Flávio Melo
Sobre o blog/coluna
Flávio Melo é jornalista, crítico de televisão, podcaster e criador de conteúdo. Apaixonado por teledramaturgia, estuda, acompanha e escreve sobre o assunto. Sua coluna no Instagram possui mais de 85 mil seguidores. É um dos criadores e apresentadores do "POD TUDO E + UM POUCO", onde recebe, semanalmente, convidados da TV, da música e do cinema. Participa, regularmente, de programas e podcasts, como Link Podcast (Record Entretenimento) e Tarde Top (Rede Brasil), comentando os principais fatos da TV e dos famosos.

Instagram: @colunaflaviomelo | E-mail: [email protected]
Ver notícias