Grandes, pequenas, delicadas ou mais robustas, as tatuagens vieram para ficar e cada vez mais pessoas de todas as idades, gêneros e estilos querem apostar nelas para se diferenciar na multidão. As tatuagens se tornaram um acessório para aqueles que desejam eternizar um momento na pele.
Mas é importante saber que todas as tatuagens merecem cuidados especiais tanto no pré como no pós para garantir que ela cicatrize de maneira segura. É preciso respeitar o processo de cicatrização e entender que cada organismo é único.
Segundo o tatuador Juliano Tatto, vencedor da Tattoo Week São Paulo duas vezes, um dos maiores eventos de tatuagem do mundo e também foi considerado o melhor tatuador nos maiores eventos dos EUA como o Villain Arts Tattoo Arts Festival na Philadelphia, Orlando Tattoo Show e o The All Stars Tattoo Convention, em Miami, ao qual levou três troféus no mesmo ano, o cuidado com as tatuagens precisa ser contínuo, mas o pré também é muito importante: “Costumo orientar os meus clientes que não comam nada muito gorduroso, nem carne de porno e nem camarão, pois esses alimentos costumam prejudicar o processo de cicatrização do corpo”, aconselha o tatuador.
A seguir, veja as 3 dicas do premiado tatuador Juliano Tattoo para uma melhor cicatrização do seu rabisco na pele:
Hidratação: o processo de recuperação da pele é longo e a hidratação da região é um recurso que deve acompanhar toda essa jornada. Cremes e pomadas específicos para tatuagem são os parceiros ideais: “A tatuagem nada mais é que uma ferida aberta e é preciso cuidar para que a pele se recupere”, orienta Juliano Tattoo.
Evite o atrito: apostar no plástico filme ou no adesivo hipoalergênico é uma boa estratégia de barreira contra germes e corpos estranhos que possivelmente possam irritar a região do desenho.
Não coce e nem tire as casquinhas: quando chega o momento da coagulação da ferida é normal que se “formem” casquinhas no desenho. Coçar e arrancar essas casquinhas é algo extremamente proibido, se quiser que sua tatuagem fique intacta: “A coceira pode aumentar a irritação da região e nem sempre as cascas estão totalmente presas, isso pode fazer com que a tattoo fique danificada”, afirma Juliano Tattoo.