A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 destacou a relevância contínua do denim, com várias delegações, incluindo as equipes brasileira e americana, optando por jaquetas e calças jeans. Esta escolha reforça a importância do denim no mundo da moda.
Originalmente criado como vestuário de trabalho durável para trabalhadores do campo, o jeans evoluiu para um símbolo universal de estilo. Sua adoção por ícones da cultura pop nas décadas de 1950 e 60 e sua presença nas passarelas de alta costura ilustram a versatilidade e o apelo duradouro do jeans.
Nas Olimpíadas de Paris, o Jeans foi elevado a um novo patamar, simbolizando a individualidade e a herança cultural das nações participantes. Esta tendência global destaca a combinação de conforto, versatilidade e estilo da peça.
David Lauren, diretor de marca e inovação da Ralph Lauren, que desenhou os uniformes da equipe dos EUA, disse ao The Associated Press que “Nada representa mais a América como o jeans, especialmente quando estamos em Paris. Isso permite que os atletas sintam uma conexão cultural enquanto permanecem confortáveis e fiéis a si mesmos.”
A delegação brasileira chamou atenção com suas jaquetas jeans bordadas, confeccionadas pela Riachuelo. Apesar de gerar polêmica entre os internautas que não gostaram do conjunto, principalmente as saias, os uniformes foram elogiados pela imprensa internacional, incluindo a CNews francesa, que destacou a beleza e o simbolismo dos bordados representando a fauna e flora do Brasil. O uso de materiais sustentáveis, com tecidos reciclados, foi amplamente apreciado, destacando o compromisso do Brasil com a moda consciente e ambientalmente responsável.
De acordo com Regina Silva, consultora de moda e imagem, o destaque do time brasileiro é para as jaquetas bordadas por artesãs do Rio Grande do Norte, que reforçam o poder atemporal do Jeans e sua capacidade de se adaptar e inovar no mundo da moda.
"Seja em looks casuais ou mais elaborados, o jeans oferece uma base neutra que permite inúmeras combinações, refletindo a personalidade de quem o veste. Todo mundo tem um jeans queridinho no guarda roupa!", celebra.
A escolha do jeans pelas delegações olímpicas prova a versatilidade e apelo universal da peça. A TXC, ao promover a valorização deste tecido icônico, reafirma seu compromisso com a tradição e a inovação na moda.
“A história do jeans é, sem dúvida, uma história de sucesso contínuo, que atravessa gerações e se adapta a novos contextos, mantendo-se sempre relevante, seja no campo, nas grandes cidades ou num desfile olímpico”, comenta Rubens Inácio, CEO da TXC.
Inácio reforça que a TXC busca fortalecer, a cada nova coleção, sua identidade e posicionamento no mercado nacional e também consolidar sua autoridade e inovação, mostrando que a moda agro transcende o estereótipo “caipira” e é, hoje, um estilo sofisticado e contemporâneo, muito além do tradicional.
“Nosso desempenho reflete o comprometimento e a eficiência de toda a nossa equipe, além da nossa capacidade de expandir e inovar no mercado de moda brasileiro. Continuaremos focados em entregar produtos de alta qualidade e em consolidar nossa presença em todo o Brasil, principalmente deixando como protagonista o nosso jeans, uma das peças mais amadas pelos brasileiros”, finaliza Inácio.